Wednesday, April 25, 2012

Ishikawa Toyonobu

Em visita ao MAUC -- Museu de Arte da UFC, -- uma gravura japonesa me chamou atenção devido ao símbolo vermelho no canto inferior-direito. Trata-se da gravura "O Ator Nakamura Kiozo no Papel de uma Mulher Lendo uma Carta", de Ishikawa Toyonobu:


Este é o símbolo ampliado:


Os três triângulos são um elemento recorrente na série de videogames "The Legend of Zelda" (também de origem japonesa), chamado Triforce. O artefato representa poder, sabedoria e coragem. Quem encontrá-lo e possui-lo poderá realizar qualquer desejo:


Na web não há muita informação sobre a gravura de Toyonobu ou sobre o ator nela retratado. Porém, pesquisando sobre a Triforce, encontrei uma linha que diz "Este símbolo é inspirado no emblema da família Hojo, cujos três triângulos simbolizam as escamas de um dragão."

O clã Hōjō foi uma família de regentes do período ditatorial Kamakura shogunate, que durou de 1185 a 1333. O emblema do clã são três escamas de dragão, representando a proteção do imperador. O curioso é que o autor da gravura, Toyonobu, viveu entre 1711 e 1785, séculos após o fim do período.

Resta a nós imaginar a relação entre a gravura e a família Hojo. Talvez a peça teatral contava sobre o período? E o que teria levado o criador de "The Legend of Zelda" a inspirar-se no emblema do clã? O poder que o artefato representa?

No comments:

Post a Comment